quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CURTA-METRAGENS DA VI MOSTRA CURTA PARÁ CINE BRASIL NO CINE OLYMPIA - DE 30/10 À 08/11/09

Programa com seis curtas-metragens exibidos na VI MOSTRA CURTA PARÁ CINE BRASIL.
Serão exibidos até o dia 08/11 (exceto dia 01/11) os curtas:
-“Reverso” (prêmio de melhor curta-metragem – Júri Popular)
- “Muro”(prêmio de melhor curta-metragem – Júri oficial da ACCPA)
- “Cães” (menção honrosa – Júri oficial da ACCPA)
- “Tereza”-“Homens”
-"Blackout”

Horário : 18:30 h
Entrada Franca

Apoio : ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

"A ONDA" NO MOVIECOM ARTE - DE 30/10 À 05/11/09

"A ONDA"
Duração : 107 minutos
Gênero : Drama
Classificação : 16 anos
Exibição: Moviecom Castanheira - Sala 04
Horário: 19:15 h
Sinopse: Professor propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo. Em pouco tempo, seus alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, o professor decide interrompê-lo, mas descobre ser tarde demais.
APOIO : ACCPA

"BASTARDOS INGLÓRIOS" - TARANTINO FAZ OBRA-PRIMA E CONFIRMA QUE É UM DOS GRANDES DO CINEMA

No plano final de Bastardo Inglórios, o tenente Aldo Raines (Brad Pitt) deixa sua marca definitiva na testa de mais um nazista. Ele não consegue esconder a felicidade por estar, nas suas próprias palavras, completando sua obra-prima. Coincidência ou não, as mesmas palavras poderiam ser aplicadas ao diretor Quentin Tarantino.
Poucas vezes, no cinema narrativo recente, se viu um diretor/roteirista tão pleno de seu talento como ele em sua versão (personalíssima) da 2ª Guerra Mundial. Ele não escolheu esse gênero somente por gostar ou não de guerra, mas porque assim como o western ou os filmes de karatê, o filme de guerra faz parte da história do cinema. E assim como os filmes mais famosos, também existem inúmeros filmes B ou de diretores não tão queridos do mainstream, e por isso, mesmo a fonte das referências de Tarantino. Engana-se, no entanto, que ele tenha apenas os filmes B de ponto de partida, porque há deliciosas menções ao expressionismo, à Leni Riefenstahl, Emill Jannings, G. W. Pabst entre outras.
Mas importante para Tarantino do que a própria história, é a história do cinema: seus filmes, atores, atrizes, diretores, gêneros e subgêneros. O bom é que ele não quer apenas fazer homenagens, filmes metalingüísticos, mas sim um violentíssimo e engraçadíssimo filme de guerra. Uma película que só ele seria capaz de fazer com diálogos super afiados em inglês, alemão, francês e italiano. Conta ainda com um de seus melhores elencos, onde Brad Pitt encarna um típico americano, que tem sangue judeu e índio, e o coronel Landa, numa interpretação inesquecível de Christopher Waltz.
O melhor é que Tarantino não está a fim de seguir novos rumos ou coisa parecida. Ele continua sendo o mesmo aficionado por seqüências com muito sangue, diálogos que beiram o non-sense, belas mulheres, mas tudo aqui em suas mise-em-scene serve para contar melhor uma história. Ele tem sim um cinema acima da média, e cada vez continua apaixonada por essa forma de arte. Destaque para a seqüência da taverna que dura sufocantes 24 minutos de graça e, conseqüentemente, sangue.
È curioso que outro filme interessante do ano “Inimigos Públicos” tenha sido feito em digital em busca de uma “verdade cinematográfica” e que Tarantino tenha declarado ser contra qualquer tipo de cinema que não seja a película. Parafraseando o crítico Inácio Araújo “Com Bastardos Inglórios, Tarantino se inscreve de vez entre os grandes nomes do cinema”.
Conheça os Bastardos
No filme seja do lado dos aliados ou dos nazistas, ninguém é totalmente bandido ou mocinho. Veja quem são os “bastardos” a que o título do filme se refere.
Tenente Aldo Raines (Brad Pitt) - Líder do grupo de judeus que caçam nazistas durante a guerra. Descendente de índios apaches, adora escalpelar os alemães. Quando não mata, gosta de deixar sua marca na testa dos sobreviventes.
Coronel Hans Landa (Christopher Waltz) - Membro da SS que gostar de conversar longamente com suas vítimas, fala fluentemente vários idiomas. É conhecido como “O Caçador de Judeus”. Encontrar os Bastardos é uma obsessão para ele.
Sargento Donny Donowitz (Eli Roth). Conhecido como “Urso Judeu”, adora acertar suas vítimas com um taco de beisebol.
Shosanna Dreyfuss (Melanie Laurent) - única sobrevivente do massacre de sua família pelo coronel Landa. Shosanna vive agora em Paris onde é dona de um cinema. A sala acaba sendo escolhida para a premiére de um filme nazista. É a oportunidade para ela realizar sua vingança.
Bridget Von Hammersmack (Diane Kruger) - famosa estrela do cinema alemão é agente dupla a favor dos aliados. Será a principal personagem da operação Kino.
Frederick Zoeller (Daniel Bruhl) - herói nazista da guerra teve sua vida transformada em filme, com ele sendo o ator principal. A prémiere do filme acontece no cinema de Shosanna e terá a presença do próprio Führer.
Tenente Archie Hilcox (Michael Fassbender) - oficial inglês que fala fluentemente alemão e crítico de cinema antes da guerra. Seus conhecimentos sobre cinema serão úteis (até certo ponto) na já famosa seqüência da taverna.

Fernando Segtowick

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

"ANTICRISTO" DE LARS VON TRIER NO MOVIECOM ARTE DE 23 À 29/10/09

"ANTICRISTO"
Direção : Lars Von Trier
Com Willem Dafoe
Em Exibição de 23 à 29/10/09
Moviecom Castanheira Sala 04 - Projeção Digital
Horário : 21:10 h
Sinopse:Um casal (interpretado Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg) devastado pela morte de seu único filho se muda para uma cabana isolada na floresta Éden, onde coisas estranhas e obscuras começam a acontecer.A mulher é uma intelectual escritora que não consegue se livrar do sentimento de culpa pela morte do filho, e ele, um psicanalista, tenta exercer seu meio de trabalho para ajudar a esposa.
O filme é dividido em partes: Prólogo e Epilogo e ainda capítulos que se passam na floresta de Éden: Dor, Luto, Desespero e Os três Mendigos.
APOIO : ACCPA

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

"CREPÚSCULO DOS DEUSES" NO CINECLUBE PEDRO VERIANO DIA 27/10 ÀS 18:30 H


A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) inicia a sua colaboração com a programação do Cineclube Pedro Veriano com o programa CINEMA SOBRE CINEMA com 4 filmes que falam sobre o cinema dentro do seu enredo. Para começar, no dia 27/10, terça-feira, às 18:30 h, com entrada franca, será exibido o clássico "CREPÚSCULO DOS DEUSES" de Billy Wilder.A seguir, informações sobre o filme:
"CREPUSCULO DOS DEUSES"
Original: Sunset Boulevard- EUA, 1950
Direção de Billy WilderRoteiro de Charles Brackett e Billy Wider
Fotografia de John F. SeitzMúsica de Franz Waxman
Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Nancy Olson, Erich VonStroheim,Fred Clark
Resumo do argumento: Um assassinato no famoso Sunset Boulevard de LosAngeles, onde ficavam as mansões dos astros do cinema, leva à história deum roteirista endividado que acidentalmente vai ter à casa de uma atriz docinema mudo que vive reclusa, apenas com o seu motorista & mordomo,convencida de que ainda é um nome famoso da industria cinematográfica. Alio roteirista fica detido pela paixão que logo lhe dedica à antiga estrela.
Importância Histórica : O filme foi um grande sucesso de público e de critica.Ganhou3 "Oscar" (Direção de arte, música e roteiro) e foi candidato a mais de 12prêmios. O que incomodou na época foi o fato de Gloria Swanson, na verdadeum ícone do cinema mudo, não ter recebido um prêmio por sua notávelinterpretação.As locações obedeceram a um cronograma que fixou imagens de ruas eedificações existentes na época da ação. Só os interiores da casa da atrizforam construídos nos estúdios da Paramount, assim como a piscina da casaonde se passa a primeira seqüência.Stroheim, famoso ator (“5 Covas no Egito”) e diretor (“Ouro e Maldição”)não dirigia (na época já sofria de artrite e usava um colete) sendo ocarro(raríssimo) puxado para as cenas em que ele fazia a vez de motoristapelas ruas da cidade.
CINECLUBE PEDRO VERIANO
"CREPÚSCULO DOS DEUSES"
Casa da Linguagem (Av. Nazaré com Assis de Vasconcelos)
Terça-feira dia 27/10/09
Horário : 18:30 h
Entrada Franca

Apoio : ACCPA

domingo, 18 de outubro de 2009

A VOLTA DOS SERIADOS

No passado os seriados de aventuras faziam a festa da garotada. Normalmente eram exibidos de 2 em 2 episódios constituindo-se cada bloco uma série. A diferença ficava com a empresa Cardoso & Lopes (cinemas Moderno, Independência, Vitória e Universal) que depois da última série reservavam dois dias (geralmente 2ª e 3ª. Feiras) para a exibição de todos os episódios em um só programa. Para isso o exibidor lutava com o distribuidor, retendo cópias dos filmes até conseguir coletar material para a grande sessão que atraia multidões, fazendo verdadeiros feriados escolares.
Hoje a Sessão Aventura que a ACCPA programa para o cinema Olympia em dois domingos por mês, pretende resgatar essa época de filmes baratos, ingênuos, mas de extrema facilidade em se comunicar com uma faixa de público.
O primeiro seriado a ser exibido será “As Aventuras do Capitão Marvel”, herói dos quadrinhos criado no inicio dos anos 40 logo depois do “clone” Super-Homem (Superman). Para muitos historiadores é o melhor do gênero. São 12 episódios ou 6 séries, com efeitos especiais incomuns na época (1942) como o homem voar.
Cada série será acompanhada de um filme de pouco mais de uma hora de projeção. Vai começar com um dos melhores momentos de Johnny Weissmuller como Tarzan : “O Filho de Tarzan”(1939), dirigido na Metro por Richard Thorpe. Quem faz o papel de Jane, a companheira do herói (um caso raro de concubinato aplaudido pela esfera puritana de um tempo) é Maureen O’Sulliva, atriz de muitos filmes “classe A” e mãe de Mia Farrow (as más línguas dizem que ela era a “avó do diabo” pois Mia fez a Rosemary de Roman Polanski).
Muito virá, como comédias do Gordo e o Magro, de Buster Keaton, faroestes que animavam as vesperais, e até mesmo filmes de Chaplin.
A “Sessão Aventura” é a máquina do tempo que a ACCPA oferece ao público de Belém. E se antes se pagava Cr$0,50 para ver esses programas, hoje se vai ver de graça. Sinceramente é de soltar foguete! (Pedro Veriano)

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

"PALAVRA ENCANTADA" NO MOVIECOM ARTE - DE 16 À 22/10/09

"PALAVRA ENCANTADA"
Duração: 86 minutos
Genêro: Documentário
Classificação Etária: Livre
Sala: Moviecom Castanheira Sala 04 - Projeção Digital
Horário: 17:20 h
Sinopse : A partir da reflexão da relação entre a música popular e a poesia e literatura, o documentário usa depoimentos, performances musicais e trilha sonora a fim de esclarecer e refletir sobre o assunto. O filme apresentará imagens inéditas no Brasil, como a encenação de Morte e Vida Severina , de João Cabral de Mello Neto, no Festival de Teatro Universitário de Nancy, na França, em 1966.

APOIO:
ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CINECLUBE PEDRO VERIANO INAUGURA DIA 20/10/09 NA CASA DA LINGUAGEM

CINECLUBE PEDRO VERIANO
ABDeC-Pa/Fundação Curro Velho
- Inauguração: 20/10/2009 (terça-feira)
- Local: Casa da Linguagem
- Horário: - 17h30 - Entrevista-palestra com Pedro Veriano sobre o cineclubismo no Pará desde a década de 1950. - 18h30 - Abertura oficial do Cineclube Pedro Veriano
- Sessão inaugural de cinema, com 07 filmes de curta metragem realizados por Pedro Veriano, a partir de 1952.
- A denominação de Cineclube Pedro Veriano presta uma homenagem ao mais antigo cineclubisra do Pará em atividade constante, desde a década de 1950, com uma história dedicada à difusão do bom cinema do Brasil e do mundo, à pesquisa, à história, e ao ensino do cinema e do audiovisual em geral como linguagem por excelência da contemporaneidade.
- Programação até dezembro de 2009
. 20/10 - "Curtas do Pedro" (Sessão inaugural com filmes de curta metragem de Pedro Veriano)
. 27/10 - Sessão dos Clássicos do Cinema (programada pela ACCPA - Associação dos Críticos de Cinema do Pará))
. 03/11 - "Chama Patativa" (Programa do circuito ABDn, com os filmes "Chama Verequete" de Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira e "Patativa do Assaré" de Rosemberg Cariry).
. 10/11 -"Terra em Transe" de Glauber Rocha
. 17/11 - "Macunaima" de Joaquim Pedro de Andrade
. 24/11 - Sessão dos Clássicos (Programação da ACCPA)
. 01/12 - "O Pagador de Promessa" de Anselmo Duarte
. 08/12 - "O Cineasta da Selva" de Aurélio Michilis
. 15/12 - "Toda nudez será Castigada" de Arnaldo Jabor
. 22/12 - Sessão dos Clássicos do Cinema (Programação da ACCPA)

É com muito orgulho e satisfação que a ACCPA recebe a notícia da inauguração do CINECLUBE PEDRO VERIANO, numa justa homenagem a um dos homens mais importantes da história do cineclubismo no Pará. Esperamos que este cineclube ajude a enriquecer o circuito local de cinema com a exibição de filmes importantes para o cinema brasileiro e mundial.

Marco Antonio Moreira

VI MOSTRA CURTA PARÁ CINE BRASIL - DE 21 À 25/10/09 NO CINE OLYMPIA

O melhor do cinema brasileiro e paraense na 6ª Mostra Curta Pará.A partir da próxima quarta-feira (21), o Cinema Olympia receberá o melhor da produção audiovisual brasileira e paraense na 6ª Mostra Curta Pará Cine Brasil. Idealizada pela produtora cultural Márcia Macêdo, a mostra é uma realização da Central de Produção, com patrocínio do Banco da Amazônia (por meio da Lei Rouanet), apoio cultural do Hilton Hotel (via Lei Tó Teixeira) e apoio da Prefeitura de Belém e Fumbel.
Esta é a primeira vez que a mostra é realizada no Cine Olympia, que teve seu espaço cedido pela Fundação Cultural do Município de Belém. Durante cinco dias, até 25 de outubro, o mais antigo cinema em atividade do Brasil exibirá 15 dos melhores curtas-metragens do Brasil, além dos longas-metragens inéditos “O Sol do Meio-Dia”, de Eliane Caffé, e “KFZ-1348”, de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso, e lançamentos do curta paraense “O Rapto do Peixe Boi” (Cássio Tavernard) e dos vídeos “Toque de Mestre” e “Bereiros”, resultantes de oficinas do projeto Caravana da Imagem.
Além das sessões de cinema, a Curta Pará também terá uma programação paralela, com debates com realizadores e artistas que atuaram nos filmes participantes da mostra. Estão confirmadas a presença da produtora Van Fresnot e dos atores Chico Diaz e Luiz Carlos Vasconcelos (do longa “O Sol do Meio-Dia”), além dos cineastas Joaquim Haickel (do curta “Pelo Ouvido”) e Armando Praça (do curta “A Mulher Biônica”). Os debates acontecerão no Hilton Hotel, com entrada franca.
Todos os 15 curtas participantes da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens já receberam importantes premiações no Brasil e no mundo e concorrem ao prêmio de Melhor Curta-metragem Brasileiro. Em 2009, será o público que decidirá o melhor filme, votando na categoria Júri Popular. O vencedor receberá troféu e premiação no valor de R$ 1.000. Também haverá troféu para o vencedor do Júri Oficial.
O quadro de jurados da mostra será composto por críticos de cinema da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)

Tradição
A Mostra Curta Pará Cine Brasil chega à sua 6ª edição em 2009 confirmando-se como a mais duradoura mostra de cinema no Estado do Pará. No caminho percorrido até aqui, a qualidade foi mantida como princípio norteador – e, nesta palavra, há uma feliz coincidência com região onde nasceu a Mostra Curta Pará: o Norte. Ao atualizar a população local com o que de melhor o cinema brasileiro produz, a mostra permite que o público conheça outras linguagens, novas propostas audiovisuais e maneiras inovadoras de contar uma história.
A mostra também tem o mérito de inspirar a valorização das nossas características, do nosso jeito de ser – brasileiro, nortista, amazônico. Ao ouvir personagens que falam a nossa língua, enfrentam situações semelhantes às nossas e se deparam com problemas iguais aos nossos, o público se vê na tela, como se estivesse diante de um espelho.
Nesta 6ª edição, a Mostra Curta Pará Cine Brasil estreia uma nova casa, em alto estilo. Pela primeira vez, a mostra será realizada no Cinema Olympia – o mais antigo cinema brasileiro em funcionamento, que se mantém em atividade ininterrupta há 97 anos. Fundado em abril de 1912, no final da Belle Époque, o cinema possui uma sala para 448 lugares, que permite acomodar os cinéfilos confortavelmente. Para a coordenação da Mostra Curta Pará, é motivo de orgulho ocupar este cinema, que tanta importância possui para a história do Pará e do Brasil.
A entrada para as sessões custará o valor simbólico de R$ 0,25, que custeará as despesas impostas pelo Escritório Central Arrecadação Distribuição (ECAD).

VI MOSTRA CURTA PARÁ CINE BRASIL
De 21 a 25 de outubro de 2009, no Cinema Olympia (Av. Presidente Vargas, 918)
Realização: Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia
Patrocínio: Banco da Amazônia, por meio da Lei Rouanet
Apoio cultural: Hilton Hotel, via Lei Tó Teixeira
Apoio: Prefeitura de Belém e Fumbel
Ingressos a R$ 0,25
(para custear as despesas do ECAD - Escritório Central de Arrecadação e Distribuição)
Programação paralela nos dias 22 e 24/10, no Hilton Hotel, com entrada franca

PROGRAMAÇÃO

21/10 (quarta-feira)
19h30 - Abertura, com homenagem à crítica de cinema Luzia Miranda Álvares
19h45 - Mostra Competitiva de Curtas-Metragens:
* “A Mulher Biônica” (Ficção, 19’, cor, 35mm, CE, 2008). Direção e roteiro: Armando Praça
* “Reverso” (Ficção, 5’38”, cor, 35mm, MA, 2009). Direção, roteiro e produção executiva: Francisco Colombo
* “O Menino Japonês” (Ficção, 18’, cor, 35mm, SP, 2009). Direção e roteiro: Caetano Gotardo
20h30 - Longa-metragem “O Sol do Meio-Dia” (Ficção, 106’, cor, 35mm, PA, 2006). Direção: Eliane Caffé

22/10 (quinta-feira)
17h00 - Debate com os realizadores
- Joaquim Haickel (diretor do curta “Pelo Ouvido”)
- Van Fresnot, Chico Diaz e Luiz Carlos Vasconcelos, produtora e atores do longa “O Sol do Meio-Dia”. Local: Hilton Hotel. Entrada franca.
19h30 - Lançamento Paraense: “Toque de Mestre” (Doc, 15’, cor, digital, PA, 2009). Direção: Rodrigo Cardozo
19h45 - Mostra Competitiva de Curtas-Metragens
* “Pelo Ouvido” (Ficção, 18’, cor, 35mm, MA, 2008). Direção: Joaquim Haickel
* “Cães (Ficção, 15’, P/B, 35mm, BA, 2008). Direção: Adler Paz e Moacyr Gramacho
* “Blackout” (Ficção, 10’, cor, 35mm, SP, 2008). Direção: Daniel Rezende
* “Nós Somos um Poema” (Doc, 17’, cor, 35mm, RJ, 2009). Direção: Sergio Sbragia e Beth Formaggini

23/10 (sexta-feira)
19h30 - Lançamento Paraense: “O Rapto do Peixe Boi” (Animação, 15', cor, digital, PA, 2009). Direção: Cássio Tavernard
19h45 - Mostra Competitiva de Curtas-Metragens:
* “Superbarroco” (Ficção, 17’, cor, 35mm, PE, 2008). Direção: Renata Pinheiro
* “Minami em Close-up” (Doc, 18’, cor, 35mm, SP, 2008). Direção e roteiro: Thiago Mendonça
* “Homens” (Doc, 21’, cor, 35mm, ES, 2008). Direção: Lucia Caus e Bertrand Lira
* “Ana Beatriz” (Ficção, 9’13’’, cor, 35mm, DF, 2008). Direção e roteiro: Clarissa Cardoso

24/10 (sábado)
17h00 - Debate “Da ideia para o papel”
- Armando Praça (diretor e roteirista do curta “A Mulher Biônica”)
- Van Fresnot (produtora executiva curta “Minami em Close-up”). Local: Hilton Hotel. Entrada franca
19h30 - Lançamento Paraense: “Bereiros” (Doc, 15’, cor, digital, PA, 2009). Realizado pelos alunos das oficinas de direção, produção e roteiro do projeto Caravana da Imagem, no município de Salinópolis
19h45 - Mostra Competitiva de Curtas-Metragens:
* “Olhos de Ressaca” (Doc, 20’, cor, 35mm, RJ, 2009). Direção, roteiro e produção: Petra Costa
* “O Divino, De Repente” (Doc-Animação, 7’, cor, 35mm, SP, 2009). Direção e roteiro: Fábio Yamaji
* “Muro” (Ficção, 18’, cor&pb, 35mm, PE, 2008). Direção e roteiro: Tião
* “Teresa” (Ficção, 18’, cor, 35mm, SP, 2009). Direção e roteiro: Paula Szutan, Renata Terra Cunha

25/10 (domingo)
Premiação e Encerramento
Longa-metragem “KFZ-1348” (Doc, 81’, cor, 35mm, PE, 2008). Direção e roteiro: Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso

"SESSÃO AVENTURA" NO CINE OLYMPIA A PARTIR DE NOVEMBRO

O objetivo desse novo programa da ACCPA é resgatar um momento inserido em nossa cultura especialmente a partir dos anos 1950. Os seriados de aventuras, em sua maioria explorando personagens das histórias em quadrinho, levavam multidões aos cinemas de rua e se faziam acompanhar de filmes B, hoje considerados clássicos pelos estudiosos de história do cinema.Em salas como Iracema, Guarani, Poeira, Moderno, Independência, Popular, etc, os programas de filmes modestos e séries (ou episódios) deixaram saudades.
No Olympia, considerado “cinema da elite”, os seriados chegavam apenas em uma sessão aos sábados, às 17,00 h, chamada de “vesperal passatempo”. Cada série (2 episódios) era acompanhada de filmes de curta metragem. Hoje este cinema democratiza a lembrança e trará as séries e também os filmes populares, muitos estudados agora como peças importantes da cinematografia internacional. Os filmes da SESSÃO AVENTURA serão exibidos quinzenalmente aos domingos, revezando com a SESSÃO CINEMATECA e os filmes já programados são :
"AS AVENTURA DO CAPITÃO MARVEL"
Original: The Adventures of Capitain Marvel-EUA, 1941
"O FILHO DE TARZAN"
Original:Tarzan Finds a Son- EUA, 1939
Em breve, estaremos confirmando as datas programadas do mês de novembro lembrando que os filmes serão exibidos com entrada franca no horário das 16 h.

Pedro Veriano

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Aquele Que Sabe Matar

“Il Sorpasso” só não se chamou no Brasil “O Boa Vida” porque já se tinha dado esse nome a um belo filme de Fellini (original “Il Vitelloni”). Mas a julgar pelo argumento de Ettore Scola, roteiro de Scolla, Rugero Maccari e Dino Risi, o tipo-titulo, vivido com a extroversão que se pedia de Vittorio Gassmann, é na verdade “aquele que sabe matar”. Justo pensar assim, pois no volante de um conversível o personagem ultrapassa carros num a estrada tortuosa e à beira de abismo esbanja um tipo de humor que estarrece ao invés de deixar risadas. Ao lado dele, motorista tresloucado, viaja o estudante de direito chamado Roberto (Jean Louis Trintignant) a quem conheceu horas antes da viagem, logo se tornando amigo e na jornada a caminho de Toscana mostrando os seus cantos e uma filha com quem mantém pouco contacto. O tímido Roberto é quem vai levar a pior nesse “road movie” raríssimo em termos de cinema europeu.
O interessante no roteiro é que o herói não bebe. Se passasse por uma barreira policial podia usar o bafômetro sem susto. A velocidade e a porfia pelo perigo fazem parte de um temperamento que exorta diversos tipos de frustração. O filme de Dino Risi não vai dentro desse complexo afetivo nem quer ser uma obra de Antonioni como o próprio Bruno, nome do personagem de Gassman, diz ser soporífera (ele diz: “Fui ver “O Eclipse” de Antonioni: dormi o tempo todo”).
Na sua opção pela velocidade, que se mostra na temática sugerindo um homem sofrido que deseja esquecer seus problemas, está um filme mais feliz do que muitos de propensão introspectiva feitos na Itália & adjacências. É muito feliz o texto de Scola, as falas de Maccari, e a direção coesa de Risi, um dos mestres da comédia nos anos 50,60 e 70. Por seu conjunto harmônico, “Il Sorpasso” é uma viagem vida afora com um destino fatal. Mas, no caso, para quem vai de carona. E se pergunta o que mais dói: um ferimento num desastre ou a consciência de que alguém morreu por sua culpa. Mesmo assim, não é só isso de que se trata o filme. É um tempo, um espaço, dois homens que forçam a idéia de se divertir num certo feriado. Se a câmera se aprofundasse (e não quer isso) veria que nem Bruno nem Roberto estão dispostos a correr estrada afora. Um quer se reencontrar vazando euforia, outro quer achar o seu caminho profissional estudando-e com isso relaxando a sua timidez crônica. O encontro dessas figuras tão diversas em temperamento gera um quadro improvável nos planos em que os dois riem na corrida perigosa. Mas é nesse contraste que está a base do filme. Viver perigosamente é tentar esquecer na mesma velocidade. Houve quem comparasse a “Easy Rider” mas o aspecto cultural difere. No filme americano está uma falange de uma geração indisposta. Aqui, no italiano, são exemplos isolados em suas próprias problemáticas sem liame com a condição sócio-politica vigente. A cada um a sua qualidade inclusive como cinema.
Dino Risi, morto ano passado, foi um dos bons diretores italianos de uma época de ouro. Seu nome está ao lado de Mario Monicelli em tantos títulos memoráveis. Mário ainda vive. Risi fez rir como ele mesmo chegou a dizer: “a forma de se melhor castigar”. “Il Sorpasso” é um exemplo. (Pedro Veriano)

sábado, 10 de outubro de 2009

"AQUELE QUE SABE VIVER" DE DINO RISI NA SESSÃO CINEMATECA EM NOVEMBRO

"AQUELE QUE SABE VIVER"
Original: Il Sorpasso- Itália,1962
Direção de Dino Risi
Roteiro de Risi, Ettore Scola e Ruggero Maccari.
Fotografia de Alfio Contini
Música de Riz Ortolani
Elenco: Vittorio Gassman, Jean-Louis Trintignant, Catherine Spaal, Cláudio Gora.
Resumo do argumento: O play-boy de meia idade, Bruno(Gassman) conhece o estudante de direito Roberto (Trintignant) e com ele executa uma viagem de recreio pelas estradas de Roma e Toscana. Nesse período as personagens são reveladas e uma ironia cerra seus destinos.
Importância Histórica: Dino Risi foi um dos mais prolíficos diretores de comédias na Itália e um dos mais engenhosos. Certamente é um nome subestimado pela critica, pois deixou obras-primas como esta e ainda “Férias à Italiana”(L’Ombrolone), “Perfume de Mulher”(Profumo di Donna), esta refilmada com Al Pacino, e “Este Crime Chamado Justiça”(In Nome del Popolo Italiano). Aqui ele faz um “road movie” diferente, onde a comédia palmilha cada quilometro de estrada na irreverência do motorista (Gassman) e a tragédia espera no final. Também é um dos bons filmes de Gassman e ele mesmo achava isso. No roteiro está Ettore Scola mais tarde o diretor de “Nós que nos Amávamos Tanto”, “O Baile” e “Feios,Sujos, e Malvados”.
SESSÃO CINEMATECA
"AQUELE QUE SABE VIVER"
Cine Olympia
Em Novembro (data a ser definida)
Horário : 16:00 h
Entrada Franca
Programação : ACCPA

"PUNHOS DE CAMPEÃO" NO CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIRA DIA 19/10/09

"PUNHOS DE CAMPEÃO "
Original: The Set-Up(EUA,1949)
Direção de Robert Wise.
Roteiro de Art Cohn baseado no poema de Joseph Moncure March.
Fotografia de Milton Krasner
Musica de C. Bakaleinikoff
Elenco: Robert Ryan, Audrey Totter, George Tobias, Alan Baxter, Wallace Ford, Percy Helton.
Resumo do argumento: O boxeador Bill “Stocker”Thompson acha que a sua carreira, depois dos 35 anos, depende dessa noite. Mas a mulher dele não acredita mais nisso. Bill já é conhecido como “saco de pancadas”. E na almejada luta recebe do treinador ordem para perder. Seria uma “barbada” bem paga. Tanto que a cadeira da esposa fica vazia. Mas o atleta consegue vencer. Na rua, o gangster apostador o espera com os seus cúmplices. Bill é alvo de violência, inclusive quebrando-lhe as mãos.
Importância Histórica: Este pequeno filme da RKO onde o tempo de ação é o tempo de projeção (focaliza-se um relógio na praça, logo no inicio, onde se pode acertar o tempo, pois o mesmo relógio no mesmo ângulo, no final, dá a hora exata que passou), marcou época por ser um raro trabalho cinematográfico extraído de um poema que se fez digno dessa origem. O ator Robert Ryan tem um de seus melhores momentos em uma carreira de muitos bons filmes. Uma referência obrigatória quando se trata do gênero.

SESSÃO ACCPA/IAP
"PUNHOS DE CAMPEÃO"
Cineclube Alexandrino Moreira
(Auditório do Iap - Instituto de Artes do Pará / Ao lado da Basílica de Nazaré)
Segunda-feira Dia 19/10/09
Horário : 19 h
Entrada Franca
Após o filme, debate entre o público presente e críticos da ACCPA
Programação : ACCPA

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

"CORAÇÃO VAGABUNDO" NO MOVIECOM ARTE DE 09 À 15/10/09

"CORAÇÃO VAGABUNDO"
Direção : Fernando Andrade
Duração: 65 minutos
Genêro: Documentário
Classificação Etária: 12 anos
Sala: Moviecom Castanheira Sala 04 - Projeção Digital - De 09 à 15/10/09
Horário : 16:00 h
Sinopse : “Coração Vagabundo” registra a turnê “A Foreign Sound” de Caetano Veloso, por São Paulo, EUA e Japão. Além das imagens das apresentações, o diretor Fernando Andrade deixa o músico livre para dissertar sobre a saída de sua cidade natal, o sucesso no Exterior, a relação com Almodóvar entre outros assuntos. O filme traz depoimentos de Pedro Almodóvar, Michelangelo Antonioni e David Byrne.
APOIO : ACCPA

domingo, 4 de outubro de 2009

MOVIECOM ARTE - 1 ANO


MOVIECOM ARTE - 1 ANO
Ano passado, a rede de cinemas Moviecom iniciou em Belém o projeto Moviecom Arte, uma de suas melhores iniciativas do ponto de vista cultural para cidade de Belém. Dentro do projeto, a idéia é selecionar filmes em cópia digital para exibição de filmes que dificilmente seriam exibidos dentro do circuito comercial. Com o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), o critério de seleção dos filmes se baseia em títulos que foram premiados e/ou participaram de festivais importantes de cinema e filmes que foram elogiados pela crítica nacional ou internacional. Este ano, para exibição no projeto, também serão considerados filmes nacionais que foram elogiados e participaram de festivais nacionais e internacionais. Com esse projeto, a rede Moviecom procurou criar dentro da sua grade de programação um espaço para o cinemaníaco mais exigente que está constantemente procurando o melhor do cinema, que nem sempre se encontra no esquema do cinema comercial. Com isso, aos poucos, o Moviecom Arte tem conseguido formar uma platéia cativa, sempre interessada na sua programação e claro, sempre querendo mais.
Como uma forma de valorizar o projeto, relembro ao leitor os filmes exibidos entre agosto de 2008 até setembro de 2009:
- “O Escafandro e a Borboleta”de Julian Schnabel
- “Persepólis” de Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi
- “Sicko : SOS Saúde” de Michael Moore
- “Santiago” de João Moreira Salles
- “Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto” de Sidney Lumet
- “A Banda” de Eran Kolirin-“La Leon” de Santiago Otheguy
- “Longe Dela” de Sarah Polley
- “A Morte de George W. Bush” de Gabriel Range
- “Paranóia Americana” de Jeff Renfroe
- “4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias” de Cristian Mungiu
- “Allegro” de Christoffer Boe
- “Império dos Sonhos” de David Lynch
- “Caótica Ana” de Julio Mendem
- “Gomorra” de Matteo Garrone
- “Lemon Tree” de Eran Riklis
- “Ninho Vazio” de Daniel Burman
- “Brown Brunny” de Vincet Gallo
- “Ainda Orangotangos”de Gustavo Spolidoro
- “A Dança da Vida” de Juan Zapata
- “Cashback” de Sean Ellis
- “Glória ao Cineasta” de Takeshi Kitano
- “30 Quadros por Segundo” de Ed Radtke
- “Lanchonete Olympia” de Steve Barron-
-“Gesto Obsceno”de Tzahi Grad
-“Hannah sobe as Escadas” de Joe Swanberg
- “White Palms” de Szabolcs Hajdu
- “O Carregador de Almas” de Conrad Clark
- “O Silêncio de Lorna” de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
- “Um Homem Perdido” de Danielle Arbid
- “Estamos Bem Mesmo sem Você” de Kim Rossi Stuart
- “Um Táxi para a Escuridão” de Alex Gibney
- “Entre os Muros da Escola” de Laurent Cantet
- “Novo Século Americano” de Massimo Mazzucco
- “O Sol” de Aleksandr Sokúrov
- “Alexandra” de Aleksandr Sokúrov
- “Canções de Amor” de Christophe Honoré
- “Inútil” de Zhang Ke Jia
- “Desonra” de Masahiro Kobayashi
- “Vocês Os Vivos” de Roy Andersson
- “A Partida” de Yojiro Takita
- “Vitus” de Fredi M. Murer
- “Moscou” de Eduardo Coutinho
- “De Repente Califórnia” de Jonah Markowitz
- “Apenas o Fim” de Matheus Souza
Numa avaliação geral, foram exibidos filmes de várias nacionalidades que revelaram o talento de novos cineastas e confirmaram a força do cinema como arte. Esperando contar com uma maior participação do público neste segundo ano do projeto, para os próximos meses estão agendados para exibição dentro do Moviecom Arte os seguintes filmes:
- “Palavra Encantada” de Helena Solberg
- “Anticristo” de Lars Von Trier
- “A Onda” de Dennis Gansel
- “A Janela” de Carlos Sorín
- “Simonal : Ninguém sabe o Duro que eu Dei”de Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal
- “Coração Vagabundo” de Fernando Grostein Andrade
- “A Era da Estupidez” de Franny Armstrong
- “O Nome dela é Sabine” de Sandrine Bonnaire
- “Reze para o Diabo Voltar ao Inferno” de Gini Reticker



Marco Antonio Moreira

"AMANTES" DE JAMES GRAY

“AMANTES” de James Gray. Com Joaquin Phoenix, Gwyneth Paltrow e Vinessa Shaw.
Um homem amargurado com o fim de seu noivado de dois anos, procura se encontrar novamente, perdido entre sentimentos de decepção e rejeição. Até que conhece duas mulheres de diferentes comportamentos que chamam a sua atenção e começam a representar uma nova direção na sua vida. Nesta pequena introdução a história de “Amantes” de James Gray, o leitor não tem noção do resultado simplesmente belo que o diretor conseguiu. Poucas vezes vi um filme tão bem dirigido, onde todos os detalhes se juntam para criar um drama de busca, de solidão, de dúvida sobre a vida e o amor. O personagem principal transmite uma melancolia, uma desesperança nos primeiros minutos do filme, de forma avassaladora (e muito se deve a atuação genial de Joaquin Phoenix). Para ele, tudo está perdido. Ou não. Até que encontra primeiro a mulher ideal. Atenciosa, perfeita, equilibrada, tudo o que ele precisa naquele momento. Mas num segundo momento, ele opta por um relacionamento quase que impossível, de difícil alcance, com uma mulher muito parecida com ele: perdida, em dúvida, à mercê das circunstâncias. Mas é nesta mulher que ele vai tentar achar seu amor perdido, seu amor rejeitado que tanto lhe fez sofrer. Neste momento, este homem me lembra inúmeros personagens de filmes fantásticos que de alguma forma abordaram a questão do amor perdido, da busca e da esperança em viver. Particularmente, lembro do papel de James Stewart na obra-prima de Alfred Hitchcock, “Vertigo – Um Corpo que Cai” que assim como o protagonista de “Amantes”, perde seu amor e tenta reconstruí-lo de forma idêntica numa outra mulher, perdendo-a novamente para finalmente se reencontrar. Este reencontro em “Amantes” não é necessariamente feliz. Ao optar por viver e superar uma nova perda, ele vai tentar um novo relacionamento, distante do que desejava, arriscando melancolicamente na possibilidade da felicidade, assim como todos os personagens do filme, desde a mãe do personagem principal até o amante de uma das mulheres que lhe provoca interesse. Bem construído, com cenas muito bem idealizadas e sensivelmente bem filmadas pelo diretor James Gray, “Amantes” é simplesmente belo. Simples ao buscar mostrar personagens em busca de suas verdades e amores, e belo por mostrar que é possível buscar o amor e ser feliz, idealizando sua forma ou não. Ainda impressionado com o filme, desde já, sem dúvida é um dos melhores filmes que vi este ano em nossos cinemas.

Marco Antonio Moreira

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

"SIMONAL:NINGUÉM SABE O DURO QUE EU DEI" NO MOVIECOM ARTE DE 02 À 08/10/09

“SIMONAL:NINGUÉM SABE O DURO QUE EU DEI"
Em Exibição de 02 à 08/10/09
Gênero: Documentário
Diretor: Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal
Tempo: 86 mINUTOS
Sala : Moviecom Castanheira Sala 04


Sinopse: "História da ascensão e queda de Wilson Simonal (1939-2000), cantor que conseguiu status de estrela numa época em que no Brasil isso era raridade para artistas negros. De origem humilde, ele ganhou destaque na televisão nos anos de 1960, rivalizando com o domínio de Roberto Carlos e outros ídolos da Jovem Guarda. No auge da fama, dividiu o palco com a cantora Sarah Vaughan, em visita ao Brasil. Acompanhou a seleção brasileira ao México na conquista do tricampeonato, em 1970, e até arriscou a reflexão política sobre a negritude, na canção "Tributo a Martin Luther King", composta em parceria com Ronaldo Bôscoli. Um incidente nunca esclarecido, envolvendo agentes do DOPS e um ex-empregado seu, lançaram sobre ele um processo criminal e a suspeita de que fosse delator para as forças de repressão."

APOIO : ACCPA

Arquivo do blog