quinta-feira, 28 de outubro de 2010

"A CARRUAGEM FANTASMA" NA SESSÃO ACCPA/SARAIVA DIA 04/11/10

"A CARRUAGEM FANTASMA"
Título Original:Korkalen - Suécia, 1921
Direção: Victor Sjöström
Com Victor Sjöström, Astrid Holm, Lisa Lundholm.
Sinopse: Suécia, véspera de Ano Novo. Três bêbados evocam uma lenda que afirma que se a última pessoa a morrer no ano for uma grande pecadora, ela irá guiar a carruagem fantasma que recolhe as almas dos mortos.
Importância Histórica: Victor Sjöström é considerado o pai do cinema sueco e figura entre os mestres do cinema mundial. Sua influência é clara no trabalho do grande cinesta Ingmar Bergman e de vários diretores europeus. Respeitado realizador da época do cinema mudo, Sjöström realizou aqui uma das obras mais enigmáticas de sua carreira, num filme que é atemporal e ainda inspira novas interpretações.

SESSÃO ACCPA/SARAIVA
“A CARRUAGEM FANTASMA”
ESPAÇO BENEDITO NUNES

(Livraria Saraiva Megastore- Boulevard Shopping)
QUINTA-FEIRA DIA 04/11/10
HORÁRIO : 19 H
ENTRADA FRANCA

"LUZES NA ESCURIDÃO" NO CINE ESTAÇÃO

"LUZES NA ESCURIDÃO "
(Finlândia, França, Alemanha, 2006, cor, 80 min., 14 anos)
Direção, produção, montagem e roteiro: Aki Kaurismäki
Musica original: Melrose
Fotografia: Timo Salminen
Com: Janne Hyytiäinen e Maria Järvenhelmi
Sinopse: Koistinen (Janne Hyytiäinen) é um homem solitário, que trabalha como guarda-noturno em um shopping center de Helsinki. Tem pouquíssimos amigos e, mesmo com eles, trava uma relação desconfiada. Certo dia conhece a loura misteriosa Aila (Maria Heiskanen), por quem se apaixona. Mas uma quadrilha de gângsteres se aproveita de sua paixão por ela e de sua posição como vigilante para tramar um assalto a uma joalheria do shopping.
Cine Estação - Datas:
3 de novembro (quarta-feira), às 18h e 20h30
4 de novembro (quinta-feira), às 18h e 20h30
9 de novembro (terça-feira), às 18h e 20h30
10 de novembro (quarta-feira), às 18h e 20h30
Notas : Aki Kaurismäki nasceu em 4 de abril de 1957, em Orimattila, Finlândia. Teve o seu longa-metragem musical Os Cowboys de Leningrado Vão para a América lançado pela Pandora Filmes, após o mesmo ter sido apresentado na 15ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, numa retrospectiva que incluiu A Mocinha da Fábrica de Fósforos, Crime e Castigo e Contratei um Matador Profissional, entre outros filmes seus. Luzes na Escuridão é seu 26º filme.
O jovem ator finlandês Janne Hyytiäinen tornou-se conhecido internacionalmente pelas suas participações em filmes do diretor Aki Kaurismäki. Antes de interpretar o guarda solitário de Luzes na Escuridão, ele havia haviam trabalhado sob a direção de Aki em O Homem Sem Passado, indicado ao Oscar de filme estrangeiro, e Dogs Have No Hell, episódio do longa-metragem coletivo Ten Minutes Older: The Trumpet, ambos de 2002.
Maria Järvenhelmi após ser dirigida por Aki Kaurismäki em Luzes na Escuridão, no papel de Mirja, a loura misteriosa, participou de The House of Branching Love, de 2009, filme de Mika Kaurismäki, irmão mais velho de Aki.
Luzes na Escuridão era o candidato da Finlândia para disputar uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro, mas o diretor se recusou, como ato de protesto contra a política de George Bush dentro e fora dos Estados Unidos.O filme encerra uma trilogia sobre personagens marginais que o cineasta Aki Kaurismäki iniciou com Nuvens Passageiras e continuou com O Homem Sem Passado. Luzes na Escuridão foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes.
O público paraense conhece os trabalhos do diretor Aki Kaurismaki pelas exibições de Os Cowboys de Leningrado Vão para a América e O Homem Sem Passado (Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes), ambos exibidos no circuito alternativo.
Um dos pontos altos do filme é a fotografia Timo Salminen é colaborador freqüente de Aki Kaurismäki, numa parceria que já soma 20 filmes: The Saimaa Gesture (1981), Crime e Castigo (1983), Calamari Union (1985), Rocky VI (1986), Sombras no Paraíso (1986), Hamlet Goes Business (1987), Ariel (1988), Os Cowboys de Leningrado Vão para a América (1989), A Mocinha da Fábrica de Fósforos (1990), Contratei um Matador Profissional (1990), The Bohemian Life (1992), Se Cuida, Tatiana (1994), Os Cowboys de Leningrado Encontram Moisés (1994), Employment Agent (1996), Nuvens Passageiras (1996), O Homem Sem Passado (2002), Ten Minutes Older: The Trumpet (2002), Visões da Europa (2004), Luzes na Escuridão (2006) e Le Havre (2011). (Informativo)

sábado, 23 de outubro de 2010

"CASAMENTO OU LUXO" DE CHAPLIN NA SESSÃO CINEMATECA DIA 24/10/10

"CASAMENTO OU LUXO"
Original: A Woman of Paris- EUA,1923
Direção e roteiro de Charles Chaplin
Elenco: Edna Purviance, Adolphe Menjou, Carl Miller
Argumento: Na França do inicio do século XX uma jovem pretende se casar com o namorado indo contra a vontade de seus pais. Ela marca com ele uma fuga, mas há um desencontro e ela prefere não voltar para casa e sim rumar para a capital (Paris) onde a necessidade de subsistência leva-a a se transformar numa cortesã. Quando reencontra o namorado a situação de ambos impede que concretizem o seu sonho.
Importância Histórica: Depois de sucessos cômicos de curta metragem e um longa de sucesso (“O Garoto”/1921) Chaplin resolveu provar ao público que também podia fazer filme dramático. Fez “Casamento ou Luxo” como diretor, não aparecendo como ator na história que recebeu boas críticas, surpreendeu os colegas da indústria, mas ficou longe das grandes bilheterias de suas comedias.Para se entender a atitude do criador de Carlitos é preciso levar em conta que a elite dos anos 20 desprestigiava a comédia visual chamando os seus interpretes de “palhaços” como uma forma detratória. Com um melodrama que tinha idealizado no inicio de carreira, o cineasta respondeu aos que não o viam como um artista versátil. No programa: "Carlitos Bombeiro"(1917) e "Carlitos Imigrante"(1916).

SESSÃO CINEMATECA
"CASAMENTO OU LUXO"
CINE OLYMPIA
DOMINGO DIA 24/10/10
HORÁRIO : 16 H
ENTRADA FRANCA

terça-feira, 19 de outubro de 2010

"O AÇOUGUEIRO" DE CLAUDE CHABROL NA SESSÃO CULT DIA 23/10/10

"O AÇOUGUEIRO"
Original: Le Boucher - França 1970
Direção e roteiro de Claude Chabrol
Fotografia de Jean Rabier
Música de Pierre Jansen
Elenco:Jean Yanne, Stephane Audran,Antonio Passalia.
Argumento: Helene conhece o açougueiro Paul em uma festa de casamento do interior. Eles se tornam amigos. Mas não demora a surgir casos de assassinatos no lugar sem que a policia consiga chegar ao criminoso.
Importância Histórica: É um dos filmes mais aplaudidos pela critica mundial de Chabrol, um dos fundadores do movimento “Nouvelle Vague”. A mulher dele, Stephane Audran, ganha o principal papel feminino. Ela ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de San Sebastian e foi candidata ao BAFTA (Prêmio inglês). Também Jean Yanne mereceu elogios criando um tipo marcante.Chabrol faleceu este ano e vêm merecendo homenagens da cinematografia internacional com retrospectivas de sua obra. A exibição de “O Açougueiro”, agora, é, modestamente, a homenagem dos críticos paraenses.

SESSÃO CULT
"O AÇOUGUEIRO"
CINE LÍBERO LUXARDO
SABÁDO DIA 23/10/10
HORÁRIO : 16 H
ENTRADA FRANCA
APÓS O FILME, DEBATE ENTRE O PÚBLICO E CRÍTICOS DA ACCPA

PRÓXIMO PROGRAMA :
“CAÇADA HUMANA” de Arthur Penn - Dia 13/11/10

Twitter da ACCPA: twitter.com/accpa

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

"IMAGENS" NA SESSÃO MALDITA DIA 15/10




"IMAGENS"

Direção : Robert Altman
Ano: 1972
País: Estados Unidos, Irlanda, Inglaterra
Gênero: Drama, Fantasia, Terror
Duração: 101 min. / cor
Sinopse :Dona de casa rica, autora de livros infantis, Cathryn (Susannah York) recebe uma misteriosa série de telefonemas em sua casa em Londres. A voz feminina do outro lado sugere ironicamente para ela que seu marido Hugh (Rene Auberjonois) está tendo um caso.
O marido chega em casa e a encontra na mais completa desordem. Tenta confortá-la. Ela vê um homem diferente, que está se comportando como se ele fosse seu marido. O casal decide tirar férias para o campo em uma casa isolada. É quando os delírios se tornam perturbadores e ela tem dificuldade em determinar o que é realidade e o que está em sua mente.
Elenco :Susannah York , Rene Auberjonois , Marcel Bozzuffi.
(Rene)

Prêmios e indicações
1972 New York Film Critics Circle - Indicada - Melhor Atriz (Susannah York)
1972 Festival de Cannes
Ganhou - Melhor Atriz (Susannah York)
Indicação - Palma de Ouro (Robert Altman)
1973 Academy Awards - Indicação - Melhor Música,(John Williams)
1973 Prémios BAFTA - Indicado - Melhor Fotografia (Vilmos Zsigmond)
1973 Globo de Ouro - Indicado -Melhor Filme Estrangeiro de Língua Inglês
1973 Writers Guild of America - Indicado - Melhor Drama escrito diretamente para a tela (Robert Altman)

SESSÃO MALDITA

"IMAGENS"

CINE LÍBERO LUXARDO

DIA 15/10/10

HORÁRIO : 21:30 H

ENTRADA FRANCA

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ACCPA EM PARCERIA COM A LIVRARIA BOULEVARD SHOPPING

A ACCPA (Associação de Críticos de Cinema do Pará) e a LIVRARIA SARAIVA BOULEVARD SHOPPING iniciam na próxima semana uma parceria cultural de exibição de filmes, apresentações e debates no Espaço Benedito Nunes, (localizado dentro da livraria). Quinzenalmente, a associação irá programar filmes especiais com a finalidade de colaborar com a discussão sobre o cinema em nossa capital, numa ação que se relaciona diretamente com o projeto de cultural que a Livraria Saraiva Boulevard Shopping pretende implementar para seus clientes. O filme de inauguração da SESSÃO ACCPA/SARAIVA será o clássico “EM BUSCA DO OURO” de Charles Chaplin, quinta, dia 21, às 19 h, com entrada franca.

“EM BUSCA DO OURO
(Gold Rush, 1925)
• Direção: Charles Chaplin
• Roteiro: Charles Chaplin
• Gênero: Comédia
• Origem: Estados Unidos
• Duração: 96 minutos
Sinopse: Durante a corrida do ouro de 1898, nosso vagabundo (Charles Chaplin) tenta a sorte no Alasca. Porém, tudo o que ele consegue é arrumar bastante confusão com Jim McKay (Mack Swain) e se apaixona pela dançarina Georgia (Georgia Hale).

SESSÃO ACCPA/SARAIVA
“EM BUSCA DO OURO”
ESPAÇO BENEDITO NUNES (Livraria Saraiva Boulevard Shopping)
QUINTA-FEIRA DIA 21/10/10
HORÁRIO : 19 H
ENTRADA FRANCA
PARCERIA : ACCPA/LIVRARIA SARAIVA BOULEVARD SHOPPING

terça-feira, 12 de outubro de 2010

"MADRE JOANA DOS ANJOS" NO CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIRA DIA 18/10

"MADRE JOANA DOS ANJOS"
Original-Matka Joanna od Aniolów – Polonia - 1961
Direção e roteiro de Jerzy Kawalerowicz
Elenco:Lucyna Winnicka, Ana Ciepielewska, Kazimierz Fabisak.
Argumento: No século XVII um convento recebe a visita de um padre destinado a fazer exorcismo em uma freira possessa do demônio. Mas ao ver que a própria superiora e outras irmãs também apresentam sinais de histeria, ou possessão, o padre se flajela tentando superar suas próprias hesitações eróticas.
Importância Histórica: O roteiro foi baseado no Processo de Loudon, um caso real rotulado de histeria coletiva. O diretor Kawalerowicz é um dos mais premiados do cinema polonês e o filme ganhou o Prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes. O filme foi proibido em vários países na época do seu lançamento pelas fortes cenas de histeria/possessão, causando polêmica na crítica mundial. É um dos filmes de maior sucesso do cineclube da APCC.

http://www.youtube.com/watch?v=2p44Bpvdd5o&feature=related

CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIRA
(AUDITÓRIO DO IAP)
"MADRE JOANA DOS ANJOS"
SEGUNDA DIA 18/10/10
HORÁRIO : 19 H
ENTRADA FRANCA
APÓS O FILME, DEBATE ENTRE O PÚBLICO E CRÍTICOS DA ACCPA(ASSOCIAÇÃO DE CRÍTICOS DE CINEMA DO PARÁ)

Arquivo do blog