domingo, 1 de maio de 2016

“Cemitério do Esplendor” é o destaque da semana




O diretor Apichatpong Weerasethaku é um dos melhores realizadores do cinema atual. Sua obra é ímpar na estética cinematográfica. Depois de realizar o admirável “Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas” em 2011, ele lança “Cemitério do Esplendor”, um novo trabalho que merece total atenção do cinéfilo.
 O filme se passa numa pequena cidade da Tailândia onde vinte e sete soldados são vítimas de uma estranha doença do sono. Para tratá-los, uma escola abandonada serve como abrigo. Num ambiente realismo mágico e religioso, uma mulher tailandesa de meia-idade trabalha como voluntária no tratamento destes pacientes e lentamente percebe a história que os cerca. O diretor mantém aqui seu estilo de percepção da imagem deixando a câmera registrar sem pressa as mudanças dos personagens e lugares.
O cinema de Weerasethaku não se enquadra numa narrativa clássica e por isso, para muitos, pode ser inacessível e até mesmo sem significados. Mas “Cemitério do Esplendor” reforça sua busca por uma forma de cinema mais introspectivo que valoriza a imagem e foge da banalização de temas e diálogos. Sou admirador de sua obra que sempre me interessa, pois é diferente e estimula outros olhares sobre o cinema. “Cemitério do Esplendor” estreou esta semana no Cine Líbero Luxardo e é, até agora, o melhor filme do ano. Confira! (Marco Antonio Moreira)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog