domingo, 15 de maio de 2016

HAROLD LLOYD




A comédia “For Heaven’s Sake”(1926) que nos cinemas brasileiros se chamou “O Milionário Gaiato”, volta com o nome de “Pelo Amor de Deus” para a Sessão com Musica do Olympia.
É das melhores criações de Harold Lloyd(1893-1971), o “Caixa D’Oculos”como era conhecido por aqui,um comediante muito aplaudido na fase do cinema mudo e inicio do falado. Com direção de Sam Taylor(1895-1958),cineasta preferido dele e responsável pelo maior seu maior sucesso:”O Homem Mosca”(Safety Last/1923),o filme trata de um homem rico que por acaso se mete no ambiente mais pobre possível, achando um romance e ajudando sem querer uma casa de ajuda aos mais necessitados.
Este filme e o posterior “O Testa de Ferro”(The Cat’s Paw/1934) lembra o que fez Frank Capra na área da comédia politica. Claro que as soluções são fantasiosas e se deseja louvar o New Deal de Franklin Roosevelt. No caso de “Pelo Amor de Deus” cabe o tom de comédia ligeira com a demonstração dos pendores acrobáticos de Lloyd.
Eu revi a pouco e dei boas gargalhadas. Certamente a comunicação com a nova plateia vai ser boa. Llloyd fez muitos filmes até”As Trapalhadas do Haroldo”(Harold Diddlebock) de 1947. Apesar disso e de boa acolhida no seu tempo o comediante hoje é pouco conhecido. Vale lembra-lo.(Pedro Veriano)
*O filme "Pelo Amor de Deus" será exibido no projeto Cinema e Música do Cinema Olympia no dia 19/05/16 com entrada franca.(Pedro Veriano)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog